Institucional
Notícias

Conheça a importância dos fertilizantes com magnésio para a nutrição de plantas

Nutrientes são fundamentais para garantir o crescimento saudável de lavouras, jardins, hortas, gramados e afins.

Até mesmo quem não trabalha diretamente com a agricultura sabe que, quando o assunto é o desenvolvimento das plantas, os nutrientes são fundamentais para garantir o crescimento saudável de lavouras, jardins, hortas, gramados e afins. É por isso que a maioria dos produtos químicos utilizados para reforçar as condições do plantio servem justamente para garantir o equilíbrio nutricional da safra. E, entre eles, os fertilizantes com magnésio têm conquistado cada vez mais espaço no campo!

Isso porque essas soluções desempenham um papel fundamental na síntese de proteínas e no auxílio de absorção eficiente da água por parte das plantas, fatores que fazem toda a diferença para o crescimento de qualquer cultura. Com base nisso, vamos compartilhar informações valiosas sobre os benefícios dos fertilizantes com magnésio e suas variações. Acompanhe!

Entenda a importância da nutrição do solo para o plantio

Combinados com as características naturais e o preparo cuidadoso do solo, os nutrientes representam um recurso valioso para a agricultura, já que ajudam as plantas a crescerem de maneira saudável e contribuem não apenas para garantir o máximo de qualidade no momento da colheita, mas também para a alta produtividade das lavouras. E tudo isso depende, em grande parte, de um solo sadio e fértil.

Quando se fala em saúde da terra, é preciso considerar que esse indicador faz referência ao solo que possui todos os elementos fundamentais para apoiar o desenvolvimento saudável da plantação — da semeadura à colheita, passando pela germinação e todos os demais ciclos de vida da planta. O problema é que é muito difícil encontrar uma área de terra que tenha, de forma natural, todas as características necessárias para uma colheita produtiva.

Isso significa que, para assegurar o aproveitamento ideal dos nutrientes em todo perfil de solo, o agricultor precisa corrigir esses parâmetros, aumentando ou equilibrando a disponibilidade dos nutrientes para, assim, otimizar os coeficientes nutricionais. E é aqui que os fertilizantes com magnésio entram em cena.

Como os fertilizantes com magnésio contribuem para a saúde da cultura

Negligenciado por muitos produtores ao longo dos anos, o uso de fertilizantes com magnésio voltou para a pauta do agro nos últimos tempos. Afinal, com o avanço das tecnologias de cultivo, ficou claro que existe uma série de culturas que dependem de suprimentos adequados de magnésio em seu desenvolvimento.

Sem contar que o magnésio se provou fundamental para o processo de formação e absorção das raízes e para o equilíbrio dos níveis de clorofila dessas plantas, além de, claro, diversas reações orgânicas e inorgânicas menos visíveis que também acabam dependendo de uma reposição adequada dos níveis de magnésio.

Para se ter uma ideia, os fertilizantes com magnésio são capazes de atuar diretamente nos processos metabólicos da cultura, garantindo energia e insumos suficientes para a formação de ATP nos cloroplastos. Em termos mais simples, isso significa que, por meio do contato com quantidades balanceadas desse nutriente, a planta consegue realizar a fotossíntese com mais facilidade, fazendo com que o produtor fique menos dependente das condições climáticas.

Tudo isso graças aos princípios ativos do magnésio, que ainda melhoram a ativação das enzimas, auxiliam na fixação do gás carbônico nas estruturas celulares das plantas, otimizam o metabolismo do nitrogênio e contribuem para a síntese proteica e para a ativação dos aminoácidos, garantindo uma cultura mais resistente, sadia e livre de imperfeições.

Bel Mag: uma aliada poderosa para o seu plantio

Quando pensamos em fertilizantes com magnésio, é natural que o produto seja associado com aquele tradicional processo de aplicação no solo, também conhecido como fertilização adjuvante, que enriquece a terra para viabilizar uma germinação poderosa. Afinal, a nutrição de plantas é realizada principalmente pelas raízes.

Porém, é importante lembrar que a assimilação de nutrientes também ocorre através das folhas. E a Bel Mag oferece matérias-primas à base de magnésio. Suas características físico-químicas conferem às formulações de fertilizantes foliares maior pureza e facilidade de estabilização em suspensões concentradas, garantindo:

  • Alta reatividade
  • Baixa densidade
  • Partículas finas
  • Distribuição granulométrica adequada
  • Fácil absorção
  • Redução no entupimento do bico de aplicação

Somado a tudo isso, ao usar magnésio como fertilizante foliar, o produtor garante alta absorção, aumento do peso dos grãos, facilidade na aplicação e, claro, mais produtividade. Ou seja, na Bel Mag, você encontra aliados poderosos para a saúde e a nutrição das suas culturas! Visite o site www.belmag.com.br, conheça o portfólio e surpreenda-se!

Fonte: https://www.quimica.com.br/conheca-a-importancia-dos-fertilizantes-com-magnesio-para-a-nutricao-de-plantas/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801