Institucional
Notícias

Elas vão fazer a Ciência das próximas décadas no Brasil

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) anunciou as vencedoras da 4ª edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, na categoria Meninas na Ciência.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) anunciou as vencedoras da 4ª edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, na categoria Meninas na Ciência: pesquisadoras jovens, cujas pesquisas de Iniciação Científica demonstraram criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a Ciência no futuro.

Nesta edição, se inscreveram 446 candidatas de 223 instituições de todas as regiões do país. Foram 126 indicadas para a categoria Ensino Médio e 320 para a Graduação, categoria subdividida entre três áreas do conhecimento: Biológicas e Saúde; Engenharias, Exatas e Ciências da Terra; e Humanidades.

A cerimônia presencial de entrega do Prêmio está marcada para esta sexta, 10, às 15h, no auditório do Centro Universitário Maria Antônia, e também será transmitida pelo canal da SBPC no YouTube. A data foi escolhida por marcar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco. Conheça as premiadas por área de atuação.

Humanidades
Alessandra Stefanello, graduanda em Letras na Universidade Federal de Santa Maria: Um outro olhar para a língua – a posse da terra e o direito à propriedade. E Denise Barrozo de Paula, graduada em Psicologia pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP): Representações, sentidos e valores da menina negra na literatura infanto-juvenil: um estudo a partir do livro A cor da ternura, de Geni Guimarães. Com menção honrosa para as pesquisadoras Laura Gabriella Muniz da Silva, graduanda em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, e Vanessa Nogueira Matos, graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Jataí, com seus respectivos trabalhos Transformando vítimas em protagonistas: a pedagogia de Paulo Freire na educação em direitos humanos e A infância em Diário de Bitita: o memorialismo poético de Carolina Maria de Jesus.

Biológicas e Saúde
Anita de Souza Silva, egressa da Federal de Sergipe: Diagnóstico da Leishmaniose Visceral em cães e percepção dos tutores de cães e gatos sobre a doença. E Ariane Leite do Nascimento, graduanda em Ciências Biológicas pela UFBA: Botânica sempre viva. Com menção honrosa para Camila Vitória Ferreira Mendes, graduanda na Federal do Pará, pelo projeto Análise funcional de microRNAs na doença dermatológica vitiligo. E para Carolina Batista Nunes, graduanda em Ciências Biológicas na Federal do Rio Grande do Sul, pela escrita de Conhecimento de pescadores sobre mudanças ambientais na água e no pulso de inundação dos rios Tapajós e Tocantins, Amazônia brasileira.

Engenharias, Exatas e Ciências da Terra
Amanda Guimarães Melo, graduanda em Matemática na Universidade Federal do Sergipe, foi contemplada com o trabalho Equação de logística fracionária, e Sara Lüneburger, formada em Química pela Federal da Fronteira Sul, pelo projeto Biodiesel production from Hevea Brasiliensis seed oil. As menções honrosas nessa área foram para Maitá Carvalho Micol, graduada em Ciências Moleculares na USP, com Estudo de processos físicos e emissão de alta energia em torno; e Wadja Feitosa dos Santos Silva, aluna do curso de Química Tecnológica e Industrial na Federal de Alagoas, por Planejamento de alfa-Cianoacrilatos e alfa-Cianoacrilamidas baseado em fragmentos, como Inibidores da NS2B/NS3 dos Vírus Dengue e Zika.

Ensino Médio
Camily Pereira dos Santos, do curso Técnico em Informática integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, escreveu Desenvolvimento de material biodegradável para absorventes femininos; Gabrielly Santos Souza, do Centro de Ensino Médio Elefante Branco, apresentou Biodiversidade, ciência e juventude negritude, política e protagonismo juvenil; e Isabelle Almeida Novais, da Escola Estadual Fernão Dias Paes (SP), com A influência da infraestrutura dos hospitais públicos na realização do diagnóstico da mielomeningocele fetal.

As menções honrosas: Amanda Ribeiro Machado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, com Desenvolvimento de celulose bacteriana a partir dos resíduos do processamento da uva; Ana Beatriz Caetano Ribeiro, do Centro Paula Souza, da Unesp, A posição brasileira na ONU frente ao desarmamento nuclear (1997-2017); e Gabrielly Cardoso Rocha, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Software de mapeamento de queimadas em biomas.

Homenagem às cientistas brasileiras
Criado em 2019, o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori. A SBPC já teve três mulheres presidentes e hoje a maioria da diretoria é feminina. E o objetivo dessa premiação é homenagear as cientistas brasileiras e incentivar as meninas a se interessarem por esse universo.

Fonte: https://ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=9925

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801