Institucional
Notícias

CRQ-IV promove live sobre gestão de carreira e competências para mercado de trabalho

Em que etapa você está no mercado de trabalho? Você almeja mudanças ou está satisfeito onde está? Por que é preciso diferenciar emprego de empregabilidade? Essas e outras questões sobre as principais ferramentas para que os Profissionais da Química possam ser protagonistas em suas carreiras foram respondidas nessa quinta-feira (26), durante uma live promovida pelo Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV-SP), com o tema “Gestão de carreira e competências essenciais para o Profissional da Química do futuro”.

A live foi comandada por Renata Cerqueira, titular da Comissão Técnica de Alimentos e Bebidas do CRQ-IV. Ela é Técnica Química e farmacêutica, tem MBA em Qualidade e Produtividade e especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Segurança de Alimentos. Além disso, Renata é mestre em Toxicologia de Alimentos, doutoranda em Ciência dos Alimentos e especialista em Cosmetologia e MBA em Gestão de Negócios. Atua há 27 anos em indústrias alimentícias e de ingredientes nas áreas de Garantia e Controle de Qualidade e é docente de Engenharia de Alimentos.

Renata começou a palestra já questionando os participantes sobre a etapa atual de vida e convidou a uma reflexão sobre passado e presente nas relações de trabalho. “No passado, tínhamos uma relação de lealdade e hierarquia nas empresas, de quanto mais eu me esforçasse mais eu ficaria no lugar, para se aposentar mesmo, e hoje isso tem diminuído bastante. Antes, a pessoa ficava mais de 30 anos na empresa e era avaliada pelo tempo de casa. Hoje, temos um compromisso e estamos focados em resultados. A única certeza que temos atualmente é a imprevisibilidade, é que as coisas vão mudar, independentemente do lugar em que estivermos”, refletiu.

Ela lembrou sobre as diversas atividades que foram criadas nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, e revelou quem deve gerenciar nossa vida profissional. “Cada um de nós é responsável pela gestão da nossa carreira, não é mais o RH, os pais, a empresa, os chefes… Tudo de bom ou ruim que ocorre nessa área é nossa responsabilidade, por isso temos que ser protagonistas desse processo. É preciso assumir as responsabilidades por tudo o que está acontecendo conosco”, sugeriu.

Renata diferenciou emprego de empregabilidade e explicou qual a importância de se atentar a cada uma delas. “O primeiro diz respeito ao posto de trabalho remunerado, que é ocupado pelo profissional em uma determinada organização. Já a empregabilidade é um conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que tornam o executivo ou um profissional efetivamente importante para uma empresa.”

Na opinião da titular da Comissão Técnica de Alimentos e Bebidas do CRQ-IV, o que torna um profissional atrativo para o mercado de trabalho é a habilidade em se adaptar rapidamente a mudanças e de se enxergar em novos cenários. “É preciso observar a profissão e como estou me adaptando a ela, se estou acompanhando as mudanças. Será que a Química é a mesma de 10 anos atrás? Ou até mesmo de um ano atrás? Mudança é algo presente em nossa vida”, reforçou.

Entre outras dicas para se adaptar ao novo mercado de trabalho, Renata Cerqueira comentou sobre planejamento, competências e motivação. Em relação ao último item, ela lembrou. “A motivação tem que ser interna, não está no outro. Qual a sua motivação?”, questionou. Ela lembrou também que é preciso manter bons relacionamentos, mesmo que eles não gerem “atratividade” naquele momento. “É importante ter um bom networking. Mas suas relações são saudáveis ou você procura só quando precisa? É preciso cultivar essas relações especialmente quando você não ‘precisa’ delas”, alertou.

Além disso, Renata reforçou a importância de estudar de maneira continuada, de se atualizar e de manter a cabeça aberta às mudanças naturais do mundo. “Faça sempre uma autoavaliação, é importante se conhecer. E observe as habilidades do futuro, o que é preciso pensar e atualizar para manter a empregabilidade alta, ter pensamento analítico e crítico, resolução de problemas complexos, inteligência emocional etc.”, listou.

E finalizou com algumas perguntas importantes. “Como você quer ser visto na multidão? Como está se relacionando com os colegas de serviço? Você tem um destino? Cabe a você decidir isso. Se você não tem destino certo, qualquer caminho serve.”

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/crq-iv-promove-live-sobre-gestao-de-carreira-e-competencias-para-mercado-de-trabalho/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801