Institucional
Notícias

Prêmio Talentos CFQ: “É importante reconhecer o trabalho dos Profissionais da Química”

O Dia do Químico, comemorando em 18 de junho, também será um marco em 2023 para profissionais e empresas do setor que querem mostrar os trabalhos relativos à qualidade.

O Prêmio Talentos CFQ, iniciativa do Conselho Federal de Química, estará com inscrições abertas entre os dias 6 de fevereiro e 14 de abril para selecionar profissionais em quatro categorias (Engenharia Química, Química Industrial ou tecnólogo, bacharel em Química/licenciatura em Química e técnico em Química) e uma empresa da área que desenvolvam trabalhos e/ou atividades em “Qualidade na área da Química”, sendo um vencedor para cada categoria profissional e uma empresa, em âmbito nacional.

Silvana Calado – conselheira federal, professora na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenadora do Comitê de Governança de Premiação e Eventos do CFQ – comenta sobre a importância dessa ação. “Esse Prêmio é iniciativa da atual gestão, do presidente José de Ribamar Oliveira Filho, e visa realmente reconhecer o trabalho desenvolvido na Química no Brasil”, disse. Segundo ela, todo ano, o Comitê define um tema de interesse do setor e realiza a cerimônia de premiação na data de promulgação da Lei Mater do Químico (Lei nº 2.800/56), em 18 de junho, quando se comemora também o dia dedicado a esses profissionais.

A coordenadora do Comitê esclareceu que, apesar de parecer subjetivo, o tema proposto para 2023 tem um propósito claro: garantir segurança e economicidade por meio da qualidade do trabalho do Profissional da Química ou da empresa. “Receberemos os trabalhos e avaliaremos cada um deles entre os pares, cada um vai dizer como ele foi desenvolvido a partir da sua área de atuação. A partir daí, vamos dar uma pontuação de acordo com aquilo que pode ser mais forte e menos forte. E não existe isso de ‘qualidade você tem que trabalhar só sobre tal item’. Não, vamos dar chance para todos que desenvolvem esse tema participar da premiação”, enfatizou Silvana.

Especificamente sobre o tema, a conselheira afirmou. “Dentro da Química, tudo que temos relacionado à qualidade é para a melhoria desse sistema. Então, pode ser um produto, uma indústria ou aquilo que você está empreendendo e criando. Tudo isso a gente busca oferecer à sociedade, produtos com garantia de qualidade. Queremos segurança com qualidade. Como sociedade, como público que vai lá adquirir aquele serviço ou aquele produto, a gente procura o objetivo para o qual aquele item foi desenvolvido. Se você tem uma qualidade nesses produtos ou serviços, com atuação do Profissional da Química garantindo isso à sociedade, é tudo o que precisamos para utilizá-los.”

Como incentivo para categoria e empresas participarem, Silvana reforçou que o Prêmio Talentos CFQ é também uma forma de garantir à população que serviços e produtos consumidos e adquiridos terão um “selo” que preservem a saúde e a qualidade de vida de consumidores e suas famílias.

“As pessoas que forem concorrer e que forem premiadas terão a garantia de que o sistema de qualidade delas é realmente eficaz, para que a sociedade seja atendida com segurança e com os melhores serviços e produtos que a gente adquire, que funcionem no dia a dia. Até em um simples detergente, uma coisa bem básica, as pessoas querem que tenha garantia. Hoje em dia, também precisamos de economicidade, ou seja, queremos uma coisa com qualidade, mas que seja econômica. Por isso é muito importante premiarmos esses profissionais que zelam por isso, que oferecem à sociedade qualidade e segurança, mas com economicidade.”

Heróis nos bastidores
Além de premiar talentos da Química, a iniciativa do CFQ também reconhece os “heróis camuflados”, como observou Silvana Calado.

“É um trabalho que a gente faz com muito orgulho, dando publicidade a isso, para a sociedade. Muitas vezes ficamos escondidos. Quando passamos pela pandemia, é importante dizer o quão fundamental foi o trabalho da Química no mundo. Nós fomos salvos e temos os heróis que nos salvaram, mas precisamos ressaltar que eles não conseguiriam trabalhar se a Química não estivesse envolvida nisso. Temos máscara, álcool em gel, oxigênio, toda a parte de higienização, medicamentos, vacinas, todos esses serviços e produtos são feitos e acompanhados pela Química”, disse.

E completou. “Chegou a hora de aparecermos, de sermos reconhecidos, de não ficarmos mais camuflados nos bastidores. Chegou a hora de mostrarmos que são nossos profissionais, nossas indústrias que produzem saúde, bem-estar, e que salvam não somente vidas humanas, mas o meio ambiente, a natureza. Sem Química, não estaríamos falando, respirando, não estaria bem, porque a saúde, nosso organismo por si só, todo nosso metabolismo passa por diversas reações para que eu possa falar, respirar, desenvolver um bom trabalho para a sociedade. Nós também somos os heróis da pandemia – camuflados, mas somos.”

Prêmio Talentos CFQ
As inscrições seguem até as 23h59 do dia 14 de abril. A divulgação dos resultados está prevista para maio e a cerimônia de entrega dos prêmios, junho. Para realizar a inscrição, o profissional e a empresa devem anexar a ficha de inscrição (que será disponibilizada em breve), no formato PDF, e documentos pessoais para o e-mail premiocfq@cfq.org.br, assim que for aberto o período da seleção. Além da ficha cadastral, deve ser anexado um documento que comprove a atuação em “Qualidade na área da Química”.

A documentação será analisada por um Comitê Julgador e, posteriormente, submetida à apreciação do Comitê de Governança de Premiação e Eventos do CFQ, que emitirá a decisão final sobre a classificação dos premiados, com observância ao edital. Saiba mais.???????

Fonte:

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801