Institucional
Notícias

Retrospectiva: 2022 marca retorno do CFQ em grandes eventos presenciais

O ano de 2022 foi um marco no retorno das atividades presenciais de diversos segmentos com a pandemia da Covid-19 sob controle. Com isso, o Conselho Federal de Química, além de apoiar o desenvolvimento de ações de fiscalização em todos os estados brasileiros, voltou a participar de vários eventos em que a Química se faz presente.

O primeiro grande evento que contou com a presença de representantes do CFQ foi a 45ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química (SQ), em maio, em Maceió (AL). O evento tratou sobre as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação no Ensino e no Aprendizado da Química e suas Aplicações na Indústria.

Outro encontro que contou com a participação do CFQ foi promovido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), “Diálogos da Química”, no mês de junho, em Brasília, com o objetivo de discutir o futuro do setor, estratégias, ações de sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico.

O CFQ também esteve presente no maior evento de controle de vetores e pragas urbanas da América Latina, a ExpoPrag 2022, no mês de setembro, em São Paulo. Com o slogan “Somos essenciais”, a ExpoPrag promoveu congressos e cursos técnicos com o objetivo de gerar conteúdo, tendências e inovações de mercado, fortalecendo o relacionamento e o desenvolvimento profissional.

Ainda em setembro, o CFQ foi expositor na Rio Oil & Gas 2022, maior evento do país no segmento da exploração de petróleo e derivados, no Rio de Janeiro.

Já em novembro, o CFQ esteve presente no 35º Congresso Latino-Americano de Química (CLAQ 2022) e no 61º Congresso Brasileiro de Química (CBQ 2022), ocorridos simultaneamente no Rio de Janeiro. Estudantes, especialistas e profissionais do setor do Brasil e de países da América Latina debateram a importância da Química, da Ciência e da pesquisa para sociedade, indústria e setores relacionados.

Neste mesmo período, o CFQ presitigou a premiação da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), voltada para estudantes do ensino médio e tecnológico.

O CFQ ainda marcou presença no 1º Fórum de Boas Práticas dos Conselhos de Fiscalização Profissional, realizado pelo Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP), em novembro. O encontro teve o objetivo de promover uma troca saudável de práticas a desafios comuns enfrentados por conselhos de classe.

Para conscientizar a população em relação às misturas caseiras de saneantes, o CFQ e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (ABIPLA) levaram para a 19ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia um jogo de tabuleiro em tamanho real, o Mistura Explosiva, em dezembro, na capital federal. A proposta foi levar aos visitantes informações sobre os riscos de misturar produtos de limpeza e proporcionar a troca de experiências com Profissionais da Química presentes no evento, por meio do jogo.

Ainda em dezembro O Sistema CFQ/CRQs marcou presença no 27º Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ), promovido pela ABIQUIM em São Paulo. Os organizadores promoveram uma série de painéis – tendo como temas principais o gás natural, projeções para o futuro da Indústria Química brasileira e iniciativas de ESG.

Finalizando a sua participação em grandes eventos em 2022, o Sistema CFQ/CRQs participou da 89ª reunião do Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas. O encontro foi realizado em Brasília e teve na sua pauta debates relativos à Comunicação e Marketing e, principalmente, uma análise geral da nova composição do Congresso Nacional eleito para o período 2023-2026 e as perspectivas para os projetos em curso de interesse dos conselhos.

E em 2023 não será diferente. O Sistema CFQ/CRQs já prepara uma agenda de participação em novos eventos, sempre buscando o aprimoramento da sua atuação em prol do Profissional da Química e da melhor prestação de serviços para a sociedade brasileira.

Para saber mais sobre os eventos que movimentaram o ano de 2022, acesse: https://www.youtube.com/@ConselhoFederaldeQuimica???????

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/retrospectiva-2022-marca-retorno-do-cfq-em-grandes-eventos-presenciais/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801