Institucional
Notícias

DISCURSO DO PRESIDENTE DO CFQ, JOSÉ DE RIBAMAR, NA ABERTURA DO SEMINÁRIO DE CONSTRUÇÃO DA AGENDA LEGISLATIVA DE 2023

Presidente José de Ribamar: “A ideia é irradiar o mesmo espírito de protagonismo para a participação do Sistema em todo país”.

Um bom dia a todos. Gostaria de registrar aqui minhas saudações, em especial, à diretoria do Conselho Federal de Química, esse grupo de pessoas que auxilia nossa gestão na tomada das decisões mais importantes e urgentes.

Encaminho meus cumprimentos também aos conselheiros federais de Química, que constituem o plenário do CFQ e tão bem representam a diversidade de ideias existente em nosso país e garante a pluralidade de olhares contida nas diferentes áreas que caracterizam nossos profissionais da Química.

Envio ainda minhas saudações especiais aos presidentes dos Conselhos Regionais de Química: sem o trabalho incansável de vocês, do atendimento mais próximo que vocês oferecem à sociedade e aos profissionais nas 27 unidades da federação, nada do que fazemos aqui teria sentido e efetividade. Mais uma vez, agradeço ao empenho e confiança.

Contudo, pediria licença aos integrantes do Sistema CFQ/CRQs para dirigir aqui meus especiais cumprimentos ao deputado federal AFONSO MOTTA, presidente da Frente Parlamentar da Química no Congresso Nacional. O seu trabalho diante da Frente Parlamentar é fundamental para que a Química seja levada em consideração no projeto de crescimento do Brasil.

Vimos no último ano uma expansão nos horizontes da Frente, com o advento do Instituto Nacional do Desenvolvimento da Química (IDQ), um órgão fundamental para que pautas técnicas de relevo para a Química, as indústrias e os profissionais cheguem maduras ao parlamento. O IDQ, para orgulho nosso, se reúne constantemente nas dependências do Conselho Federal de Química e conta com nosso apoio.

Por muitas razões, para além dessa, o Sistema CFQ/CRQs vê como promissora a recondução do deputado Afonso Motta à presidência da Frente Parlamentar. Deputado, conte conosco em tudo aquilo que diz respeito ao desenvolvimento da Química no Brasil. Esse é, ao fim e ao cabo, o motivo que nos faz trabalhar todos os dias e reconhecemos no senhor um fiel representante de nossos anseios.

Senhoras e senhores. Falar sobre os propósitos que nos movem é uma das grandes motivações para esse evento que temos aqui hoje. Quando assumi a presidência do CFQ, ainda em 2018, tinha uma intenção muito clara: fazer do Sistema CFQ/CRQs uma voz relevante no país para as coisas que dizem respeito à Química.

Um passo importante na conquista desse objetivo foi a constituição de um grupo de pessoas para tratar especialmente do poder público e de nosso diálogo com as instituições e a sociedade. Essa foi a gênese do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais, o CRIG. Desde o princípio, a intenção era estruturar nossas relações especialmente junto ao Congresso Nacional, que é o Poder com o qual entendemos que mais podemos contribuir.

Internamente, nunca quisemos fazer esse trabalho de forma vertical, de cima para baixo. A partir da constituição do CRIG, tratamos de organizá-lo como um instrumento plural. Ano passado, o Comitê passou a contar exclusivamente com presidentes dos Conselhos Regionais, afinal, rejeitava-mos a ideia de que essa mudança de postura ficasse restrita a Brasília. A ideia era irradiar o mesmo espírito de protagonismo para a participação do Sistema em todo país.

Nesse aspecto, deixo aqui meu agradecimento ao presidente do CRQ 3, Rafael Almada, coordenador do CRIG, pelo empenho que demonstrou desde o início de nossa jornada. Em 2023, recém eleito conselheiro federal de Química, tenho a certeza de que ele contribuirá muito conosco, agora numa nova função. A Almada e aos demais escolhidos para compor nosso plenário, desejo as boas-vindas.

Amigos, é dado o momento de falarmos agora mais propriamente da Agenda Legislativa 2023. Ano passado, tivemos a primeira experiência em produzir esse tipo de documento, a linha mestra do nosso trabalho junto ao Congresso, ao governo federal e à sociedade. Na ocasião, disse aos senhores e senhoras que se habituassem à rotina de discutir e produzir a Agenda Legislativa. Pois cá estamos, para a segunda edição.

A importância de nos debruçarmos sobre os projetos de lei de interesse da sociedade se reforça diariamente, na medida em que propostas pouco inspiradas tramitam pelo parlamento. Poderia citar algumas, mas vou me concentrar em uma em especial: o PL 3081/2022, que pleiteia a desregulamentação da profissão de Químico. O absurdo de tal proposição é evidente, visto que somente profissionais da Química habilitados podem garantir à sociedade a integridade de sua saúde, seu patrimônio e até mesmo de suas vidas.

Mas, se me permitem, quero me ater aqui menos ao projeto em si. Os convido a pensarem comigo o que poderia acontecer com a sociedade se nós, do Sistema CFQ/CRQs, não estivéssemos organizados e dispostos a levar um posicionamento consistente em defesa daquilo que entendemos como certo para o Brasil.

Por isso, apresento a cada um aqui um pedido especial: nos dediquemos a essa tarefa com a seriedade e o senso de responsabilidade que caracterizam o nosso Sistema. Alguns têm mais afinidade com o universo da política, outros têm menos. Mas todos que participarão da construção da Agenda Legislativa têm a contribuir para que façamos da Química protagonista do crescimento do Brasil e espaço de manifestação dos profissionais da Química e da sociedade.

As expectativas da população para conosco são elevadas, haja vista o grande nível de interação que temos obtido em nossa ouvidoria, nossos eventos e ações de comunicação social. Como pretendíamos desde o início desta gestão, a proposta sempre foi construir o fortalecimento interno do Sistema CFQ/CRQs para podermos, então, abrir definitivamente nossas portas.

Os mais de duzentos e vinte milhões de brasileiros que consomem a todo momento produtos e serviços da Química merecem o melhor de nós e a certeza de que terão a garantia de que profissionais habilitados estão por trás daquilo que compram e levam para suas casas e oferecem a seus familiares a amigos.

Somos um porto seguro e, ao promover a fiscalização, orientar a sociedade, legislar nos assuntos da Química e eventualmente julgar eticamente aqueles que a ela representam, nos tornamos portadores das melhores expectativas de todo o país. A Química nos honra e a ela devotaremos sempre nossos melhores esforços.

Muito obrigado.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/presidente-do-cfq-a-ideia-e-irradiar-o-mesmo-espirito-de-protagonismo-para-a-participacao-do-sistema-em-todo-pais/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801