Institucional
Notícias

Sistema CFQ/CRQs lança campanha em atenção aos profissionais técnicos em Química que atuam nos setores de petróleo e gás

Para dar seguimento a suas iniciativas de valorização dos profissionais da Química em nível técnico, o Sistema CFQ/CRQs lançou esta semana uma nova campanha de informação.

Para dar seguimento a suas iniciativas de valorização dos profissionais da Química em nível técnico, o Sistema CFQ/CRQs lançou esta semana uma nova campanha de informação, dessa vez voltada aos profissionais que atuam no setor de petróleo e gás.

A escolha pelo segmento se justifica pela grande participação de profissionais da Química, o que muitas vezes não é visto com clareza pelas empresas, pela sociedade e mesmo por profissionais que atuam na área e exercem as atividades ligadas à Química. O conselheiro federal de Química Rodrigo Alan Moura Rodrigues, que integra o Comitê de Governança de Atuação Profissional na Área Química (CGAP) do Conselho Federal de Química, reitera o esforço para que profissionais tenham clareza do seu papel – e do quanto é importante esse reconhecimento.

“A proposta deste trabalho é promover a valorização e a identificação desse profissional com a sua área, que é a Química”, afirma.

Profissional da Química traz segurança às operações

Rodrigues destaca ainda a importância do profissional da Química no desenvolvimento das atividades de petróleo e gás.

Petróleo, gás natural e gás de xisto são fontes, por excelência, da indústria petroquímica, que produz matérias-primas básicas para a indústria química, muitas vezes, por meio de segunda e terceira geração de processos de transformação, antes de serem empregadas na fabricação do produto final. Uma parte significativa dos setores de atuação dos profissionais da química depende dessas matérias-primas.

O Conselheiro destaca ser inegável e obrigatória a presença dos profissionais da química no processamento industrial utilizado na área petroquímica.

O escopo da campanha, alerta Rodrigues, também inclui orientar o profissional sobre a necessidade de possuir a devida habilitação e registro nos CRQs.

“O sistema CFQ/CRQs atua do cadastramento das instituições de ensino à fiscalização das atribuições profissionais, sendo fundamental que atividades químicas sejam executadas por profissionais da química”, afirma.

Regulamentação das profissões da Química é sinal de prestígio

Rodrigues lembra que atuar em uma profissão regulamentada é, antes de tudo, um privilégio e sinal de prestígio. A nobre atividade química prescinde de regulamentação em prol da prestação de serviços qualificados e produtos de qualidade.

Para as empresas, o profissional da Química é a porta de entrada para dois pontos fundamentais no sucesso corporativo: a inovação e a pesquisa.

“Precisamos ter em mente que o profissional da Química está inserido em todas fases do processo. Na área laboratorial, no desenvolvimento de novos combustíveis, menos poluentes… A redução da carga de poluentes provenientes dos combustíveis é trabalho do profissional da Química. Na parte de pesquisa, o profissional da química tem relevante destaque”, conclui o conselheiro federal.

A campanha de comunicação do Sistema CFQ/CRQs para tratar dos profissionais da Química que atuam no setor de petróleo e gás terá conteúdos no site do CFQ (cfq.org.br), no site do Quimtec (https://quimtec.cfq.org.br/), além das redes sociais do Conselho Federal. Não perca!

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/sistema-cfq-crqs-lanca-campanha-em-atencao-aos-profissionais-tecnicos-em-quimica-que-atuam-nos-setores-de-petroleo-e-gas/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801